sábado, 17 de outubro de 2020

ESCOLA DE THEOSOPHIA 2020

Conversas de Blavatsky com seus alunos - Centro Raja On-Line, 20 a 22 de novembro





ESCOLA DE THEOSOPHIA 2020

Colaboração Teosófica Portugal-Brasil

Fundação Centro Teosófico Raja, 20 a 22 de novembro


AS INSTRUÇÕES NÃO REVELADAS DE HELENA BLAVATSKY


SOBRE O EVENTO E O LIVRO

Com toda segurança este livro é o sonho realizado de todo estudante de Teosofia. Imagine-se na cidade de Londres, em 1889, participando semanalmente, às quintas-feiras, nas reuniões da Loja Blavatsky, acompanhado de H.P.B. e de alguns de seus alunos: William Kingsland, Thomas Harbottle, Archibald e Bertram Keightley, G.R.S. Mead, Annie Besant, Dr. William Bennett, Carter Blake, a condessa Constance Wachtmeister e alguns outros.


Após a publicação de A Doutrina Secreta no final de 1888, decidiu-se contratar um estenógrafo para tomar nota do que era dito nas discussões sobre o livro. Foi assim que as reuniões ocorridas de 10 de janeiro a 20 de junho de 1889, foram registradas. A sobrevivência dos 21 fólios originais (em excelente condição) é em si mesma um fenômeno. Os originais foram descobertos entre os papéis do falecido teósofo indiano B.P. Wadia, e levados para Los Angeles em 1992. Após uma tentativa infrutífera para ver esse tesouro transcrito, os depositários do material chegaram até o historiador Michael Gomes e o encarregaram do projeto. A publicação em inglês se deu em 2010.


A tradução e publicação desta obra em português apresenta o último livro que registra os ensinamentos da nossa grande professora: Helena Petrovna Blavatsky. O leitor a encontrará aqui, pela primeira vez, em sua inteireza, e poderá captar sua voz autêntica, em seu estilo e comentários, com 678 páginas.


Este livro pode ser considerado como um presente do Karma para todos nós e para futuras gerações de estudantes de Teosofia.

 

PROGRAMAÇÃO (horários do Brasil)

DIA 20/11 (sexta-feira)

15h00 – 15h15 – ABERTURA

                             com Luis Paulino (Brasil)

15h15 – 16h30 – Perguntas e Respostas nos “Comentários Sobre A Doutrina Secreta”

                             com Martin Leiderman (Estados Unidos)

16h45 – 18h00 – Apresentação da Obra “Comentários Sobre A Doutrina Secreta – As instruções não publicadas de 1889”

                             com Fernando Mansur (Brasil), Josy Mansur (Brasil) e José Manuel Anacleto (Portugal)

 

DIA 21/11 (sábado)

09h00 – 10h00 – A Absolutidade como Evidência e como Negação de Limites e Atributos

                            com José Manuel Anacleto (Portugal)

10h15 – 11h15 – Os Sonhos no Enfoque Ocultista, com base nos Comentários Sobre A Doutrina Secreta

                             com Isaac Jauli (México)

11h30 – 12h30 – Comentários sobre A Doutrina Secreta: Como HPB ensinava a seus estudantes jovens

                             com Joanne Vermeulen (Holanda)

16h00 – 16h45 – Diálogos Significativos de Helena Blavatsky com os primeiros Estudantes de A Doutrina Secreta

                             com Marcelo Luz (Brasil) e Irenice Miranda (Brasil)

17h00 – 18h15 – Uma Perspectiva Cósmica da Natureza Humana

                             com Pablo Sender (Estados Unidos)


DIA 22/11 (domingo)

09h30 – 10h45 – Mônadas e Emanação em A Doutrina Secreta

                             com Barend Voorham (Holanda)

11h00 – 12h15 – A Doutrina Secreta como pedra-de-toque e base para a Colaboração

                             com Herman Vermeulen (Holanda)

16h00 – 17h15 – O Vazio de Outro: O Absoluto na Doutrina Secreta e na Escola Jonang

                             com Bruno Carlucci (Brasil)

17h30 – 18h45 – O Logos e o Atman nos Diálogos da Loja Blavatsky

                             com Alberto Brum (Brasil)

18h45 – 19h30 – Encerramento

                             com Otavio Marchesini (Brasil)



SOBRE OS CONFERENCISTAS

Luis Paulino

Luis Paulino Ramos e Lima reside em João Pessoa, Paraíba, Brasil. Membro da Sociedade Teosófica, na Loja Esperança, desde 2005. É Coordenador Regional da ST na Região Nordeste e presidente da Fundação Centro Teosófico Raja em Itapecerica da Serra - SP. Estuda Filosofia Esotérica, a partir da inspiração deixada pelos Mahatmas, com principal atenção às Cartas dos Mahatmas, os escritos de Blavatsky e o fluxo deste saber nas tradições. A abertura será em português.


Martin Leiderman

Martin é venezuelano, mas reside em Los Angeles (EUA). Formado em Engenharia Industrial, é Membro da Sociedade Teosófica nos EUA e colaborador, como conselheiro, do Conselho de Krotona, Institute of Theosophy, na Califórnia. Sua área de interesse: A Doutrina Secreta, As Cartas dos Mahatmas e a Voz do Silêncio; Egito Antigo, Platão e os Neoplatônicos; Literatura Hermética, Alquimia e Simbologia. Escreveu a introdução da obra em espanhol que está sendo lançada agora: "Comentários sobre a Doutrina Secreta". Palestrante internacional, tanto em inglês como em espanhol. Sua palestra será em espanhol.


Fernando Mansur

Fernando Antônio Mansur Barbosa reside em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Membro da Sociedade Teosófica no Brasil, desde 1985. Colabora na Loja Florianópolis. É radialista, tradutor, escritor, professor-doutor da Escola de Comunicação da UFRJ (aposentado). Sua palestra será em português.


Josy Mansur

Joseila Teresinha da Silva Mansur Barbosa reside em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. É Membro da Sociedade Teosófica no Brasil, na Loja Florianópolis, desde 2016. É psicóloga, estudante e pesquisadora de “A Doutrina Secreta”, profere palestras e cursos presenciais e on-line. Sua palestra será em português.


José Manuel Anacleto

José Manuel é de Portugal e teosofista desde 1979. É editor da Revista Biosofia e Presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural, onde já se editaram 3 volumes de textos de Helena Blavatsky até então inéditos em português.  Também publicaram Os Livros Secretos de Blavatsky, de David Reigle e Nancy Reigle, reedição de O Budhismo Esotérico, de A. P. Sinnett, e, agora, Comentários sobre A Doutrina Secreta.  Escreveu cerca de 40 livros e organizou congressos, conferências e cursos. É autor dos 24 painéis da Exposição sobre Helena Blavatsky, que teve lugar em Lisboa, em maio de 2018, e no Brasil em seguida, por ocasião do centenário da Sociedade Teosófica no Brasil. Sua palestra será em português.


Isaac Jauli

Isaac Elijah Jauli Dávila é natural do México, Engenheiro Químico e PHD em Psicologia. Membro da Sociedade Teosófica desde 1979, atua como palestrante internacional. É coeditor da revista Adyar, para a Bacia do Caribe, publicado pela Alpha e HPB Branches of Puebla México. Atualmente é coordenador da Comissão de Treinamento para futuros membros do Instituto Teosófico, Seção Espanhola. Sua principal área de pesquisa é A Doutrina Secreta, sua simbologia e mitologia. Sua palestra será em espanhol.


Joanne Vermeulen

Joanne Vermeulen é holandesa, vive e trabalha na sede internacional da Sociedade Teosófica, Point Loma – Blavatskyhouse, Haia, na Holanda, desde 1973. Ela combina seu interesse profissional em questões de saúde com o amor e o conhecimento dos Clássicos e, através deles, para a Teosofia, o núcleo de todas as religiões mundiais. Desde 1985, ela tem sido ativa na equipe de Educação Rāja Yoga.

É arquivista da Sociedade Teosófica - Point Loma, traduz livros, escreve artigos, e também dá palestras, cursos públicos e estudos privados em Holanda e outros países. Sua palestra em inglês será traduzida para o português.


Marcelo Luz

Marcelo de Carvalho Pinto da Luz reside em Brasília, Brasil. É membro da Sociedade Teosófica, na Loja Brasília, desde 2005. Graduado em Engenharia Civil pela UnB, com especialização em Informática na Educação. Atuou, no Banco do Brasil, como Assessor na área de Educação a Distância, na Diretoria de Recursos Humanos e, como Analista de Informática, nas áreas de Modelagem de Processos e de Desenvolvimento de Sistemas, na Diretoria de Tecnologia. É estudante e pesquisador de A Doutrina Secreta e das Cartas dos Mahatmas. Profere palestras e cursos presenciais e on-line. O diálogo será em português.


Irenice Miranda

Irenice Miranda Ramos e Lima é de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Membro da Sociedade Teosófica no Brasil, na Loja Esperança, desde 2005. Secretária da Loja, Conselheira Nacional da ST e colabora com a Fundação CENTRO Teosófico RAJA em Itapecerica da Serra - SP. Estudante de obras de Helena P. Blavatsky. O diálogo será em português.


Pablo Sender

Pablo Sender tem formação profissional em Ciências, na área de Microbiologia. É doutor em Ciências Biológicas, tendo ingressado na Sociedade Teosófica Seção Argentina, em 1996. Nove anos depois, foi para o sul da Índia onde passou dois anos na Sede Internacional da ST, em Adyar, Chennai, trabalhando nos Arquivos durante a presidência de Radha Burnier. Atualmente mora no Instituto Krotona de Teosofia (Califórnia), onde trabalha para a Sociedade Teosófica na América e na Biblioteca Krotona. Tem realizado palestras e conduzido aulas, seminários e retiros em todo o mundo, tanto em espanhol como em inglês. Sua palestra será em espanhol.


Barend Voorham

Barend Voorham é membro da Sociedade Teosófica Point Loma - Blavatskyhouse, com sede em Haia, Holanda. É professor de línguas. Em sua juventude, tentou mudar o mundo através de reformas sociais e políticas, mas logo descobriu que mudanças verdadeiras só ocorrem quando a mentalidade muda. Aos 21 anos descobriu a Teosofia, que respondeu todas as suas perguntas e trouxe sua própria vida num nível mais elevado. Profere palestras em vários países, bem como, os cursos “Pensar Diferente”. É editor de revistas holandesas, inglesas e espanhol, Lúcifer, o Portador de Luz.  Em setembro de 2020 publicou um livro em português: Joias de Sabedoria Universal. Sua palestra será em português.


Herman C. Vermeulen

Herman C. Vermeulen é membro da Sociedade Teosófica Point Loma Blavatskyhouse, desde 1973. Lidera essa organização desde 1985 e é também diretor da Fundação I.S.I.S. (Centro Internacional de Estudos para a Busca Independente da Verdade). O seu interesse em Theo-Sophia foi despertado por uma combinação do seu estudo do Budismo Mahâyâna e do seu trabalho para a Agência Espacial Europeia (ESA), onde supervisionou jovens investigadores. Editor-chefe de periódico Lúcifer. Sua palestra será em inglês e traduzida para o português.


Bruno Carlucci

Bruno Carlucci é de Brasília, Brasil. Membro do Instituto Garbha e da Sociedade Teosófica no Brasil, na Loja Brasília, desde 2017. Atualmente se dedica à pesquisa de doutorado (Unicamp), voltada para a tradução de textos budistas. Estudante de budismo (Núcleo Lux - Centro Lamrim Ensa) e teosofia desde 2006. Sua palestra será em português.


Alberto Brum

Alberto Brum reside em Guararema, São Paulo, Brasil.  É professor de Filosofia e coordena o Núcleo Lux-Dzyu SP (estudos esotéricos Oriente-Ocidente) e participa do Instituto Garbha - Brasília (diretor do núcleo de pesquisas). Publicou pela editora Garbha-Lux “O Mistérios da Ética”, “Atma-Yoga: Shankara, a Vedanta Advaita e o Atmabodha” e “A Gnosis de João” (em coautoria com Aláya Dullius). E no início de 2021: “A Filosofia dos Rishis da Índia Antiga” e “Bardesanes (o Filósofo-Gnóstico de Edessa e os Hinos dos Atos de Tomé)”. Tem realizado palestras e cursos no Centro Teosófico Raja e em várias cidades do Brasil. Sua palestra será em Português.


Otavio Marchesini

Otavio Ernesto Marchesini é de Curitiba, Paraná, Brasil. Membro da Sociedade Teosófica no Brasil, na Loja Paraná, desde 2003. Com formação em Direito, é especialista na Teoria Geral do Direito. É Vice-presidente da Sociedade Teosófica e Coordenador Regional da Região Sul. Dedica suas pesquisas às causas do aprisionamento da consciência humana e aos meios para obtenção de sua libertação. Profere palestras e cursos presenciais e on-line. Sua palestra será em português


INSCRIÇÃO

Este é um evento muito especial. Quando A Doutrina Secreta foi publicada, em 1888, seus alunos correram para ler. Dois meses depois HPB começou a se reunir com eles para responder às principais indagações, formuladas a partir da leitura. Essas reuniões ocorriam às quintas-feiras e foram registradas. Este livro – Comentários sobre A Doutrina Secreta, a ser lançado no evento, publica essas reuniões, legando à posteridade as últimas instruções de Blavatsky!


É tão especial este evento, que reúne as instituições paralelas, mas com os mesmos objetivos, da Sociedade Teosófica. Reunindo, assim, "afinidades magnéticas centradas em torno de uma ideia dominante", que é a de estudar os ensinamentos de HPB! E esse é o conceito de Fraternidade Universal! 

"... uma Fraternidade Universal, isto é, uma associação de "afinidades" de forças e polaridades fortemente magnéticas, embora diferentes, centradas em torno de uma ideia dominante" (Carta 10, pg. 71).


Especial, rico e profundo, em conteúdo e em participação! São 7 conferencistas internacionais e 8 brasileiros.

E, para que ninguém “ficasse de fora” por dificuldades financeiras, decidimos incluir a opção de “inscrição gratuita”. Ela se destina às pessoas que estão desempregadas ou passando por situação econômica difícil.

Mas também possibilitamos duas faixas de contribuição solidária – de 50 e 30 reais. Destes valores, 10% ficam para o SYMPLA – plataforma on-line de eventos. O valor líquido é destinado à manutenção da FUNDAÇÃO CENTRO TEOSÓFICO RAJA.


Contamos com você!


As inscrições devem ser efetivadas através do seguinte link:

https://www.sympla.com.br/instrucoes-nao-reveladas-de-helena-blavatsky---conversas-de-blavatsky-com-seus-alunos__1023825

 

Livro a ser lançado no evento:

conversa blavatsky

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário